01 maio 2005

Estado

A coisa mais burocrata, complicada e poupo explicativa, é o sentimento que eu tenho ao tentar colocar o IRS, e isto acontece todos os anos.
Falava eu no comentário abaixo acerca do sistema norueguês, em que o estado norueguês, ele próprio compila a informação, e informa o cidadão se concorda com a situação apresentada.
No nosso caso, o estado obriga-me a desenterrar códigos de actividade, a ir buscar declarações velhas de 3 anos para saberem quando ganhei nos anos anteriores, a colocar números de contribuinte do meu patrão, etc ...
Ou seja a informação que o estado me obriga a escrever no IRS, o próprio estado já lá a tem, podia simplesmente compila-la e entregar-me, digamos, um IRS já 90% preenchido, e eu simplesmente colocaria as despesas, apesar de mesmo ai, acho que o estado também podia compilar essa informação, mas já não peço tanto, só peço que não me obriguem a arranjar códigos malucos de actividade, a ir buscar folhas cheias de pó e já meias ratadas, para saber quanto ganhei.
Enfim, e ainda me dizem que existe um anexo xpto onde pode ser que dei-a para colocar despesas de computadores e almoços, não encontro tal anexo ... que mal fiz eu ...